domingo, 10 de abril de 2011

Realengo

Antes de falar um pouco sobre o que todo o país foi obrigado a experimentar alguns dias atrás, me interessei por pensar e descobrir o significado da palavra “Realengo”.

Lembrei-me da música do Gilberto Gil, quando ele dizia “Alô, alô Realengo... Aquele abraço!”. Esta citação musical referia-se a um período negro de nossa história, quando o próprio Gil ficou preso durante um tempo da Ditadura Militar no referido bairro.

Através de consulta virtual a dicionários, uma outra explicação:

REALENGO - Sem dono; público. Em desordem; entregue às moscas; abandonado: Saiu, deixando o escritório ao realengo.

Infelizmente, no dia 07/04/2011, um novo significado foi adicionado a esta palavra: dor.

Como pai, cidadão e pessoa comum, me senti um ser pequeno ao assistir aos noticiários e perceber que esta estupidez nos deixa menores numa escala evolutiva e que somente o ser humano é capaz de apequenar-se desta forma.

Me senti como a definição do dicionário: abandonado, em desordem...

Não me recordo de nenhum exemplo no reino animal que mate os seus semelhantes por qualquer motivo e, principalmente, sem motivo nenhum. Ainda mais quando estes seres são menores, indefesos e inocentes...

A única coisa que posso fazer é orar e torcer para que exista sim a mão de Deus sobre todas as famílias, às crianças que presenciaram esta insanidade e, principalmente, àquelas que estão em Sua companhia agora.

Nada que dissermos vai consolar aquelas famílias que viram seus filhos partirem de maneira tão violenta, mas ainda assim me atrevo a sonhar e imaginar que nossos filhos e netos terão coisas melhores para se lembrarem, que o futuro que os espera será menos insano e que eles ensinarão coisas melhores para todos nós.

Tudo bem que isto pode ser apenas um devaneio, mas é positivo... e acredito que com boas vibrações a gente consiga sim deixar um mundo melhor para todos.

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

(Mario Quintana)

 

Um comentário:

Gislene disse...

Nem sei como comentar esse post seu... Apenas uma definição : Muito verdadeiro !

É muito triste ver o ser humano fazendo essas atrocidades, como você mesmo disse : os animais não matam seus semelhantes... E depois dizem que nós os humanos somos seres racionais... Será ?

Eu imagino a dor que essas famílias estão sentindo, já perdi um filho e sei bem o que é isso... é o de pior que pode acontecer no mundo para um ser humano, humano de verdade é perder um filho !

Definitivamente o que nos sobra é orar mesmo, pedindo consolo e forças para estas famílias... e tentar continuar sonhando...
bjsss