sábado, 7 de maio de 2011

Algumas Mentiras

Quando a gente conversa com alguns empresários, especialmente os pequenos, aprendemos muito sobre suas práticas, métodos de trabalho e critérios de avaliação. São experiências únicas, baseadas muito mais na prática do que na teoria.

Entretanto, muitas vezes ouvimos alguns conceitos que não correspondem à verdade, que partem de um pressuposto que precisa ser desmontado para o próprio bem (e sobrevivência das empresas).

Hoje resolvi colocar alguns deles aqui:

* Fazer publicidade é muito caro – Mentira! Lógico que se ficarmos prestando atenção nas verbas das grandes marcas e nas cifras das agências, vamos achar que este é um terreno que não vale a pena ser explorado. Mas é preciso que o empresário descubra que fazer publicidade é muito mais simples e barato do que se possa imaginar. Você não precisa de muitos investimentos, basta conhecer sua cidade, seus domínios e seu público que com pouquíssimo investimento conseguirá entrar neste campo.

* Recrutamento e Seleção é complicado – Mentira novamente! O processo é simples, desde que você entenda perfeitamente o negócio de sua empresa, vai conseguir encontrar o funcionário ideal para ela. Existem muitos sites que oferecem este serviço de maneira gratuita, além de entidades e serviços públicos que possuem uma rede invejável de currículos esperando pelas empresas.

* Ferramentas administrativas são para empresas grandes – Outro momento Pinóquio das empresas. Existem ferramentas simples e completamente aplicáveis a qualquer tipo e tamanho de empresa. Aplicar um 5S em sua empresa, fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional ou mesmo criar um grupo de melhoria contínua é mais simples do que tudo o que foi feito até hoje dentro de seus domínios. Experimente!

* Aqui na cidade, ninguém oferece um serviço como o meu – O mais perigoso de todos os pensamentos. Nenhuma empresa é boa o suficiente por toda a eternidade, sempre haverá novos concorrentes e novos desafios. Se você é líder em seu segmento, dentro de sua cidade, esforce-se o dobro a cada dia para manter esta liderança e descobrir novos meios para consolidá-la. É sua única garantia de sobrevivência.

Ou seja, não adianta utilizar de frases prontas. O que conta mesmo é o esforço, continuo e ininterrupto, como as únicas formas reais de se manter (e melhorar) nos negócios.

Espero que nenhuma destas mentiras faça parte de seus pensamentos.

E se um dia fizerem, acabe rapidamente com elas.

Até a próxima semana!

  

Nenhum comentário: