Você saiu da empresa e está a procura de um novo emprego... Você saiu da faculdade e está pronto para entrar no mercado de trabalho... Você está cansado de sua rotina e resolve dar uma guinada em sua carreira...
O primeiro passo é a elaboração de seu Curriculum Vitae, para enviá-lo às novas empresas e torcer para que uma delas se simpatize com suas descrições e o chame para um processo seletivo.
Embora não exista um modelo exato ou recomendado, algumas sugestões nunca são demais e valem a pena recordamos alguns pontos simples, mas que fazem toda a diferença na hora de uma contratação:
* Erros de Português – Para mim, um dos piores erros possíveis... cuidado com a grafia. Não estrague um currículo com um erro destes. Se o currículo estiver em outro idioma, mais cuidado ainda!
* Cores e Letras – Não precisa mostrar no currículo que você é um expert em digitação e diagramação, colocando várias letras e várias cores. Lembre-se de uma regra de etiqueta: Menos é mais!
* Informações Pessoais – Vale lembrar que as únicas informações que valem a pena no currículo são aquelas necessárias para a empresa lhe encontrar (nome, endereço completo, telefone e e-mail já são mais do que suficientes).
* Objetivo – Quanto mais específico você for, mais apropriado é. Dizer que quer trabalhar na “área administrativa” é completamente diferente de dizer que quer trabalhar em “compras”. A primeira é genérica (e o recrutador pode não entender sua vontade), a segunda é específica e não tem erro de interpretação.
* Experiência Profissional – Seja realista e objetivo, não enfeite o pavão. Basta dizer onde você trabalhou, período, função e as principais atribuições. Não queira enfeitar demais as suas atribuições... é muito chato!
* Cursos e Idiomas – Seja honesto e não queira transformar o seu cursinho básico de inglês num nível intermediário. Você pode ser testado por isso e fazer feio durante o processo seletivo. Também não adianta dizer mais do que a verdade sobre os cursos, lembre-se que tudo o que disser pode ser apurado e testado.
Parecem coisas simples, mas por incrível que pareça são estes pequenos detalhes os primeiros que desqualificam um profissional.
E eu não gostaria que isso acontecesse justamente com você!
Até a próxima!
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