terça-feira, 24 de maio de 2011

ISO-9000 e Qualidade

Alguns dias atrás, comprei um produto no supermercado e em seu rótulo a empresa ostentava o selo ISO 9000 e orgulhava-se de estampar “Produto com a Qualidade ISO-9000”.

Primeiro pensei em ligar para a empresa e corrigir este “pequeno” erro... depois desisti e resolvi escrever por aqui mesmo e tentar fundamentar um conceito que muitas empresas tentam vender.

ISO é sinônimo de padronização. Ou seja, a garantia de que o processo de execução de um determinado produto ou serviço é realizado de maneira uniforme, controlada, sem variações que podem surpreender o cliente.

A ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization, é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra – Suíça, que tem como objetivo principal a normalização, oferecendo a o intercâmbio internacional de bens e de serviços de maneira uniforme, cooperando para que exista um padrão que possamos confiar.

A sigla é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.

Muitas empresas desistem de implementar a ISO porque a consideram muito burocrática. Mas a grandeza e a beleza desta série é exatamente a sua documentação.

Através de relatórios e documentos, uma empresa oferece ao mercado a garantia de que seu processo, em seus mais variados níveis, possui um controle sistemático das informações e que todos os envolvidos no processo possuem conhecimento homogêneo, o que garante que o produto que você compra na região Sul do país possua as mesmas características e os mesmos processos produtivos do produto que você encontra na região Norte, desde que feitos pela mesma empresa. É a tal da Qualidade Assegurada.

É um desafio interessante. Estamos falando de benefícios.

Para a empresa, ao dizer que seu processo possui um controle que ofereça um padrão confiável de aceitação no mercado. O que potencializa suas possibilidades de novos negócios.

Para o cliente, ao perceber que aquele produto possui controle, independente de ser o primeiro ou o último no ranking de vendas e market share. É a certeza de comprar um produto de uma empresa séria.

Atrelar esta palavra ao conceito de qualidade é muito perigoso. O que é qualidade para mim pode não ser para outro.

Padronização é conformidade. Qualidade é subjetividade.

Até a próxima!

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