terça-feira, 21 de junho de 2011

Que Produto é Você?

Vamos fazer um pequeno exercício de imaginação?

Pense que você está num supermercado.

Não há nenhum consumidor, apenas você e todas aquelas gôndolas de produtos?

Você tem o poder de se transformar em um daqueles produtos, qualquer um deles.

Que produto você escolheria ser?

Já respondeu? Vamos lá!

Agora que você é um “produto”, me responda:

• Por que você escolheu este produto?

• Quais os atributos físicos que ele tem?

• Quais os benefícios para alguém comprá-lo?

• Qual o valor deste produto?

Pode parecer um exercício de loucura, mas este simples refletir lhe dá uma clara impressão sobre alguns pontos importantes de sua personalidade, alguns valores que você considera importante, as competências necessárias para sua formação e tantos outros motivos escondidos que – talvez – você queira negar e dizer que é apenas uma brincadeira.

Na verdade, quando se fala em imagem pessoal, o exercício deve ser feito desta mesma forma.

Se você está buscando uma vaga no mercado de trabalho, quais são os atributos que justificam a escolha de uma empresa por você e não por outro candidato?

Se você está buscando uma namorada, que valores lhe fazem tão melhor do que outros caras que existem por aí?

Se você decide pela compra de um produto qualquer por infinitas razões, o inverso se aplica à você quando alguém ou alguma empresa precisa contratar seus serviços.

A gente tem que ser valioso, raro, distinguir-se a ponto de ser necessário.

Qual a marca do copo de vidro que existe em sua casa? São tantas marcas semelhantes que quase nunca sabemos qual estamos usando.

Mas se for a bebida que vai dentro do copo, certamente você terá alguma preferência.

Até a próxima!

Nenhum comentário: