terça-feira, 26 de julho de 2011

Entre os Ciclos

Você se lembra dos estágios do ciclo de vida de um produto, não? Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio... O “produto” que gostaria de analisar é um excelente exemplo que toda empresa deveria aprender.

Em 1997 era publicado o primeiro livro; em 2011 é lançado o último filme.

Foram 14 anos convivendo com a Pottermania em maior ou menor escala, dependendo da quantidade de adolescentes e crianças que você tinha próximo a você. E foi de tal forma contagiante, que o universo Harry Potter não ficou restrito aos jovens e acabou envolvendo todo mundo.

Os números desta saga impressionam:
• Mais de 400 milhões de livros vendidos;
• Livros publicados em quase 70 idiomas;
• Bilheteria de mais de U$ 7 bilhões em filmes;
• Inúmeros lançamentos atrelados à saga, dos mais diversos tipos de produto;
• Aproximadamente 556.000.000 de citações diretas no Google;

Poderíamos ficar aqui fazendo uma lista quase infinita dos números da saga Harry Potter, mas a principal contribuição que, acredito, esta série trouxe foi o estímulo à leitura.

Graças a estes livros, milhares de crianças descobriram o fascínio que é um livro e perceberam (também) que nenhum filme é tão perfeito quanto àquele que um livro produz em nosso imaginário.

O que a gente está vendo, é o fim de um ciclo, só que, ao mesmo tempo, presenciamos o nascimento de um ícone. O que Star Wars representa para minha geração, Harry Potter representa para a geração de hoje.

Então, se você não sabe o que é um trouxa, se não sentiu medo dos dementadores, se ainda não quis jogar quadribol, ou se não sabe se o chapéu-seletor iria lhe colocar na sala da Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa ou Sonserina (Gryffindor, Ravenclaw, Hufflepuff e Slytherin) é melhor você se atualizar e descobrir um universo fantástico de magia, criatividade e entretenimento.

Pode até parecer um texto apenas sobre um personagem de livros e filmes. Mas se você prestar bem atenção vai entender que este fenômeno é um exemplo para as empresas.

Perpetuação de uma marca, desenvolvimento de produtos, fidelização de clientes, sucesso de vendas, formadores de opinião e muita lucratividade. A evolução do Harry Potter no mundo dos negócios é um exemplo marcante.

Será que o bruxinho não tem nada para ensinar às empresas?

Até a próxima!


 

Um comentário:

Gislene disse...

Adorei... rsss
Me recordo até hoje o primeiro filme: A pedra filosofal ( Li todos os livros antes dos filmes )eu e meu irmão no cinema na sessão para crianças... Detalhe: praticamente só eu e ele adultos e de camiseta.

Concordo em todos os pontos, Harry Potter fez crianças lerem e tomarem gosto pela leitura, eu sou uma verdadeira apaixonada e que pena que acabou... fomos na estréia na sessão da meia noite e um, tinham segundo so meus cálculos umas 5000 mil pessoas.

As empresas precisam realmente aprender o que é fidelidade.