quarta-feira, 6 de julho de 2011

Que Líder é Você?

Eu já perdi a conta de quantos livros foram publicados discutindo o tema Liderança nas Organizações e quantas fórmulas mágicas foram sugeridas para desenvolver esta competência nas pessoas.

Entretanto, falar de liderança é um tópico muito mais complexo do que uma simples receita possa fazer pelas pessoas.

Para se estudar a história da administração e compreendê-la de uma maneira simples, o estudo da liderança pode ser um bom caminho, pois é um bom indicador de como as relações de trabalho mudaram com o passar das décadas e o quanto este conceito reflete estas mudanças.

Antigamente, o conceito de liderança estava atrelado aos conceitos de motivação e direção de equipes, como era comum entendermos líderes políticos e militares, especialmente como o advento da Segunda Guerra Mundial e a divisão do mundo em blocos econômicos; ou seja, através destes personagens era possível estabelecer conceitos de liderança e transportá-los à administração das empresas.

Atualmente, o que mais se discute é o processo educativo que a liderança ocupa. Ela trabalha elementos que permitam a uma organização “aprender” e transformar este conceito numa ferramenta essencial para o desenvolvimento dos negócios e, por conseguinte, na capitalização dos recursos em sua máxima possibilidade.

Noel Tichy, um grande estudioso deste tema, considera que a pessoa que consegue transmitir conceitos educacionais ao negócio é que representa o verdadeiro líder.

Com isso, entra em cena a gestão do conhecimento e o quanto uma organização consegue se adaptar e encontrar soluções interessantes ao seu negócio. Sem a figura de uma pessoa que consiga envolver os demais neste processo, certamente teríamos uma empresa fragilizada.

Líderes autocráticos (baseados na autoridade), democráticos (onde se apóia a iniciativa de cada colaborador) ou o Laissez-faire (quanto o líder se afasta e deixa as coisas acontecerem) são alguns dos exemplos que podem ser medidos, como o modelo desenvolvido por Katcher ou mesmo nos estudos mais recentes da professora Bergamini e dos professores Bass e Avolio são bons indicadores para quem quer conhecer melhor este tema.

Só não fique preso a um conceito de gaveta, pensando que um líder é um animador de torcida, que fica gritando palavras motivacionais ou mesmo proferindo palestras que mais parecem um show do Cirque du Soleil.

Existe muita gente séria que estuda este assunto, basta pesquisarmos que encontraremos bons indicadores.

Até a próxima!

 

Nenhum comentário: