terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Importância do Design

Você lê uma avaliação de um determinado carro numa revista especializada, avalia um novo modelo de aparelho celular, um produto lhe chama a atenção no supermercado ou mesmo fica impressionado com alguma nova tecnologia... já aconteceu com você?

Em todas estas situações, o elemento design é uma das justificativas que explicam o porquê aquilo aconteceu. Design é aquele conjunto de atributos que fazem com que um determinado produto tenha uma aceitação diferenciada em relação aos concorrentes.

O Iphone, por exemplo, virou uma febre mundial exatamente por causa de seu design... era bonito, simples e funcional. O resultado todo mundo comprova a cada novo lançamento de um modelo.

• E se a gente levasse em consideração este pensamento para resolver problemas?
• E se utilizássemos conceitos de design para buscar respostas às rotinas da empresa?
• E se nos concentrássemos em encontrar exatamente o que o cliente deseja?
• E se as pessoas fossem o centro de atenção?

São questionamentos como este que permitiram criar o Design Thinking, uma forma de pensar em soluções criativas e práticas, capazes de solucionar os problemas de maneira que todos se beneficiem deste cenário colaborativo.

A criatividade é a palavra de ordem aqui!

Você tem uma equipe de trabalho e cada um destes profissionais precisa se sentir pertencente ao cotidiano da empresa. Para isso, você utiliza de valores existentes em cada um: curiosidade, trabalho em equipe, relacionamento, capacidades generalistas e tudo mais que contribua para se encontrar uma solução prática.

Segundo Thomas Lockwood (Design Management Institute) existem cinco perfis necessários para se pensar o Design Thinking: empatia; pensamento integrado; otimismo; experimentação e colaboração.

Steve Jobs é um grande exemplo deste modelo. O desenvolvimento dos produtos que revolucionaram a história da Apple passou por estas fases. Desde a compreensão das necessidades pela ótica dos usuários (empatia) até a colaboração (avaliando o que funcionou e o que não deu certo) é que novos produtos são criados.

Que tal aplicarmos estas mesmas idéias em nossas atividades cotidianas? Ao invés de simplesmente fazermos aquilo que nos é mais fácil e rápido, que tal pensarmos naquilo que realmente importa para a outra parte interessada?

Até a próxima!
  

Nenhum comentário: