terça-feira, 18 de outubro de 2011

Compartilhe, Curta, Indique, Cutuque...

Para quem se utiliza das Redes Sociais, as expressões acima já fazem parte do cotidiano e são tão comuns como beber, comer, dormir...

Recentes pesquisas trouxeram dados alarmantes sobre o poder de penetração destas ferramentas junto aos mais jovens e algumas considerações que todo profissional deve levar em conta em suas ações futuras:

• Segundo o Instituto Nielsen, 80% dos usuários de internet brasileiros são usuários de programas como MSN, Facebook, Youtube, blogs, Twitter e Orkut;

• O National Literacy Trust (Inglaterra) constatou que jovens britânicos não lêem mais por causa das redes sociais.

• O Centro de Dependência e Abuso de Substâncias da Universidade da Columbia, pesquisando jovens de 12 a 17 anos que usam redes sociais, conclui que estes têm mais chances de utilizarem álcool, cigarro e outras drogas.

• Durante a 119ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, uma pesquisa da Universidade da Califórnia afirma que o uso exagerado do Facebook é capaz de tornar os adolescentes anti-sociais, narcisistas e agressivos.

• O Portal Educacional, numa pesquisa com estudantes de escolas públicas e privadas no Brasil, constatou que 36% costumam postar comentários na Internet, e 71% costumam postar fotos; 35% não usam filtros de segurança para impedir acesso às suas informações e quase 7% costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem.

Estes dados levam a várias reflexões e obrigam-nos a pensar o modelo das relações estabelecidas nas diversas esferas de convívio social com esta geração que está crescendo e se desenvolvendo.

• Como pais, a preocupação mais do que justa sobre que universo é este que nossos filhos freqüentam e estão cotidianamente expostos;

• Como educadores, sobre qual o novo perfil dos egressos nas faculdades e universidades, adequando os conteúdos programáticos a uma geração de características dicotomicamente diferentes das nossas;

• Como profissional de Recursos Humanos, sobre qual o perfil profissional que este jovem trará em sua bagagem ao adentrar nas empresas;

• Como profissional de Marketing, ao pensar nas formas exatas para que as mensagens e anúncios consigam produzir o efeito desejado nos novos consumidores;

Reflexões não faltam...

E mais importante do que apenas refletir (ou reclamar como tenho visto muitas pessoas fazerem) é preciso que se apontem possibilidades. Somente assim poder-se-á construir um cenário interessante e atraente.

Até a próxima!

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