terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fale com o Mundo

É comum ouvir das pessoas sobre a preocupação de se falar outro idioma, tanto por necessidade como para auxiliar num processo de recrutamento e seleção.

Acredito que a preocupação é justa e todo mundo deve ter em mente que o segundo (ou terceiro) idioma deixou de ser um diferencial há muito tempo; na verdade, hoje em dia, é uma questão obrigatória para qualquer pessoa.

Diariamente somos bombardeados por expressões de outras línguas (especialmente da língua inglesa) e que passam a fazer parte de nossa rotina.

Mas, ao mesmo tempo, além do comentário da necessidade de se fazer um idioma, não é difícil ouvir expressões como: “eu não consigo aprender inglês”; “não gosto de inglês”; “é muito chato” e uma série de outras desculpas para justificar a má vontade, a incompetência ou mesmo a preguiça de se tentar.

Sempre peço para que as pessoas façam um teste e, se você é daqueles que também encontram justificativas para não aprender outro idioma, faça o teste também.

Já que é obrigatório aprender outros idiomas, me responda: qual é o assunto que você gosta de ler, falar ou se informar?

Não importa o que for... pode ser sobre carros, futebol, economia, celebridades, música, filosofia, atualidades, etc. todo mundo sempre tem algum assunto que gosta e que conhece bastante.

Esta é a chave que te levará a aprender um idioma de forma gostosa e rápida.

Concordo que algumas coisas que aprendemos são chatas: eu detestava decorar verbos, direções, objetos de dentro de casa ou descrições físicas. Mas se você puder aprender essas coisas dentro de assuntos que lhe interessam, você aprende e nem percebe e seu novo idioma vai crescer vertiginosamente.

Gosta de música? Busque por canções de qualidade, que tenham uma construção interessante e depois de um tempo praticando, você vai se surpreender com a quantidade de novas palavras.

Você gosta de carros? Ótimo! As revistas especializadas vão falar um monte de palavras que lhe são familiar neste universo e, ao mesmo tempo, todas as regras, verbos, artigos, adjetivos e expressões necessárias à comunicação vão estar na mesma reportagem.

É apenas uma questão de foco. Com um curso legal e a prática em áreas de interesse, eu não tenho dúvidas que você se sentirá mais a vontade com o novo idioma.

Até mais!

Nenhum comentário: