segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O que é Sucesso?

Eu não sei por que se insiste tanto em vender a idéia de que sucesso só é conseguido através de posses materiais. "Ter sucesso é ter bens"... não concordo.

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra vem do latino successu, e significa, dentre outras definições, "aquilo que sucede”.

Assim, sucesso é conseqüência; o resultado de algo que foi feito.

Logo, mais importante do que pensar em como obter sucesso, a gente deve se esforçar para identificar quais as etapas necessárias que devemos realizar para que alguma coisa tenha um desfecho satisfatório e possamos dizer que obtivemos “sucesso” naquilo que desejávamos.

Então, eu não posso considerar que um carro é sinônimo de sucesso. O carro é apenas a materialização de um esforço; o resultado alcançado.

Não confunda sucesso com status. A primeira é uma conseqüência de algo, a segunda é uma imagem desta conseqüência.

Algum tempo atrás, a Revista Época fez uma pesquisa e perguntou a algumas pessoas o que significava “sucesso” para elas. As respostas foram variadas, mas as mais bem colocadas na pesquisa foram:

1. Ser feliz no amor;
2. Ter autonomia e poder de decisão, mesmo sendo funcionário;
3. Ser uma pessoa espiritualizada;
4. Ficar quanto tempo quiser com os filhos;
5. Aposentar-se com dinheiro aos 50 anos

São definições interessantes, que identificam aspectos importantes da sociedade, mas que me parecem inconclusivas.

É bonito ler esta classificação e – salvo raras exceções – concordar integralmente com elas. Tenho certeza que você gostaria de ter estas cinco coisas em sua vida.

A minha dúvida é outra: o que você está fazendo para isso se tornar realidade?

Já percebeu onde quero chegar, não?

Naquela palavrinha que, de maneira recorrente, friso a importância dela em qualquer aspecto da vida: pessoal, profissional, social, familiar, etc.

A palavrinha mágica é: PLANEJAMENTO.

Você já planejou o que tem que fazer para ser uma pessoa de sucesso?

Um comentário:

Anônimo disse...

Definição de sucesso é imposta erroneamente pela sociedade atual. Infelizmente, é caracterizada pelo status de uma pessoa, poder aquisitivo e popularidade. Na minha opinião, sucesso é uma meta, foco ou resultado, diante de qualquer obstáculo que você tenha superado mediante algum planejamento e decisão que tome em sua vida. Fatos que desencadeamos diariamente, no amor, no mundo corporativo, na vida pessoal, enfim.

Sucesso é algo que se conquista em demasiado tempo, é resultado de esforço, dedicação, suor e lágrimas.