segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A Importância da Alimentação

Este não é um texto nutricional. Hoje falaremos de outras alimentações.

Quando chega o fim do ano, todo mundo passa a se preocupar com festas, confraternizações nas empresas, ceias em família e – invariavelmente – acabamos pensando em comidas e bebidas em fartura sobre a mesa.

Vamos deixar isso de lado por um instante!

Como você tem alimentado seu espírito? Como você tem alimentado sua mente?

A pesquisadora Paula Inez Cunha Gomide (Universidade Federal do Paraná), concluiu em sua pesquisa alguns dados interessantes:

• O comportamento agressivo das crianças e adolescentes do sexo masculino aumentou após assistirem a um filme violento
• Quando a violência refletiu abuso físico, psicológico ou sexual houve um aumento significativo do comportamento agressivo em adolescentes dos dois sexos.

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) organizou um fórum chamado Mídia e Educação (disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/midiaedu.pdf), onde sinaliza importantes dados sobre a correlação da mídia no papel educacional de crianças e adolescentes, além de possuir em seu acervo inúmeras publicações que versam sobre violência e juventude, mostrando que o aumento ou a diminuição da violência, especialmente na juventude, possui relação direta com a qualidade daquilo que é visto por todos.

Na Suécia, por exemplo, a TV aberta não funciona 24h por dia, como acontece por aqui. Pode parecer estranho mas está diretamente relacionado à cultura daquele país. Cada faixa de horário possui uma programação específica (infantis, documentários, saúde, programas de auditório, filmes, etc.).

O importante em tudo isso é aquilo que alimentamos. Cada programa que assistimos é um pequeno bloco de informações que ingerimos e nosso organismo reage conforme aquilo que ele recebe.

Aquilo que lemos também é digerido pelo organismo. Que você tenha boas leituras!

Você quer pensamentos bons? Veja e leia coisas boas! Você quer paz? Veja e leia aquilo que lhe dá paz!

Isso não é ser alienado.

Isso é ser seletivo!

Até a próxima!


Nenhum comentário: