sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Lado de Dentro

Pode parecer redundante, mas cada vez que percebo uma empresa com uma fachada linda, com um site poderoso e com equipamentos de última geração, fico pensando como é o lado de dentro.

Todas estas coisas são externas, são fachadas...

Ter equipamentos de última geração é oferecer a possibilidade de ser referência naquilo que se executa e, principalmente, oferecer rapidez, confiabilidade, volume e eficiência nos negócios.

Mas as pessoas que utilizam estes equipamentos (o lado de dentro) estão verdadeiramente capacitadas e motivadas para operá-los? Se não estiverem, não importa o equipamento.

Cansei de ver empresas com uma aparência requintada, convidativa e agradável de se conhecer, mas que possuem um clima organizacional ruim, uma rotatividade de pessoal acentuada e um nível motivacional baixo. Ou seja, o lado de fora está bonito, mas o lado de dentro continua deplorável. Será que a aparência vai contribuir com algo mesmo?

Não adianta o discurso ser bonito. Não basta que o anúncio emocione. É preciso competência para que o lado de dentro seja a principal engrenagem de uma empresa.

Faça um exercício e pense numa empresa que você considera referência, em qualquer segmento, de qualquer tamanho.

Porque esta empresa é tão importante?

  • Seus produtos são bons?
  • Seu atendimento é eficaz?
  • Sua credibilidade é alta?
  • A lucratividade é um bom investimento?

Depois de encontrar as melhores respostas, certamente você encontrará o lado de dentro desta empresa.

Produtos são bons porque existem pessoas que o desenvolveram; o atendimento é eficaz porque existem pessoas capacitadas, habilitadas e motivadas para tal; credibilidade é algo que advêm de pessoas e lucratividade só se consegue se existir competência em todas as etapas.

Agora é a vez de você perceber o seu lado de dentro.

Até a próxima!

Nenhum comentário: