sábado, 2 de fevereiro de 2013

Erros no Recrutamento e Seleção – Parte I

Perderíamos a conta se fossemos listar todas as dicas sobre o processo de recrutamento e seleção que são cometidos.

Para facilitar a vida, vamos separar os erros entre aqueles cometidos pelos funcionários e aqueles cometidos pelas empresas.

Nesta semana falaremos dos erros cometidos pelos funcionários e, na semana que vem, falaremos sobre os erros das empresas.


Currículo

A sua primeira apresentação à empresa é feita através do currículo e este deve ser tratado como uma ferramenta estratégica. Ele revela um pouquinho sobre você.

• Estética é fundamental. A apresentação visual do currículo diz muito a seu respeito e mostra o esmero que você tem naquilo que faz. Logo, um currículo com diversas fontes, cores e informações desnecessárias, nem pensar!

• Foto, apenas se você concorrer a uma vaga de ator, apresentador, modelo ou algo semelhante, uma vez que características físicas são importantes em campanhas publicitárias ou formação de casting.


Entrevista

Toda entrevista é estressante. Você se lembra da primeira vez que foi a casa de sua namorada? Pois bem, é mais ou menos da mesma forma.

• O visual é um ponto importante. Roupas discretas, alinhadas, perfume moderado, acessórios em pequena quantidade e sapatos limpos são obrigações cotidianas, não apenas das entrevistas. Crie o hábito!

• Vocabulário adequado, sem gírias ou anglicismos, é boa pedida sempre. Mostra um pouco da sua formação cultural. E lembre-se: você está na entrevista desde o momento que entra na empresa até o momento em que sai, todo o conjunto conta positiva ou negativamente.


Dinâmicas

A parte mais temida por muitos candidatos.

• O principal objetivo da dinâmica é verificar como você se comporta em situações extremadas, como trabalha em grupo e como você se posiciona numa roda de sugestões. Logo, a dica principal é ser você mesmo.


Se por algum motivo, você não foi selecionado em algum processo nos últimos tempos, faça a coisa mais difícil a qualquer pessoa: uma análise crítica. Responda à pergunta: “Por que não fui selecionado?”

Esqueça a síndrome de injustiçado e faça uma análise sincera sobre tudo o que aconteceu e faça uma leitura dos demais candidatos. Qual a distância ou qual a diferença entre você e eles?

É irritante, mas a gente descobre muito sobre nós mesmos em cada processo seletivo.

Boa sorte!

Nenhum comentário: