domingo, 29 de março de 2009

O Buldogue Inglês e a Liderança

Se você deseja conhecer bem esta palavra ou mesmo colocá-la em prática nas suas atividades, existem dois caminhos básicos: o primeiro é a leitura (embora tenha muito lixo no meio do assunto) e a outra é aprender com quem já fez.

Infelizmente os maiores líderes que já existiram estão em outro plano, mas seus exemplos foram tão marcantes, que mesmo décadas (ou séculos) depois da existência deles, ainda assim podemos aprender.

Vamos falar, logo, daquele que considero o maior líder que o Século XX conheceu: Winston Churchill, mostrando aspectos de seu estilo de liderança, além de algumas citações (que era uma de suas especialidades).

Conhecimento
“A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores”
O cenário da Segunda Guerra era desolador, o avanço nazista parecia não ter limites, invasões, conquistas, a capitulação francesa... tudo caminhava para uma europa nazista unificada. Só que tinha Churchill no caminho e o resultado é conhecido. Com estratégia, parcerias e planejamento o nazismo foi vencido e a Inglaterra jamais sucumbiu.

Delegação
“Não adianta dizer: Estamos fazendo o melhor que podemos. Temos que conseguir o que quer que seja necessário”
Não se constrói uma liderança sozinho. É nestas horas que as pessoas certas devem ser nomeadas para as possições corretas, acompanhar a formação do gabinete britânico, bem como as divisões das forças armadas são verdadeiras aulas de delegação.

Entusiasmo
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo“
Mostrar confiança e acreditar verdadeiramente nos resultados são os melhores remédios para contagiar uma equipe. Entusiasmo é um vírus e se propaga. Ninguém quer seguir um cortejo fúnebre, mas milhares de pessoas seguem um trio-elétrico... o princípio é o mesmo, as pessoas se animam com aquilo que se torna possível aos olhos e Churchill fez isso ao mostrar ao povo britânico que eles poderiam resistir a qualquer avanço inimigo.

Oratória
“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor”
O poder da boa oratória é o que faz a diferença entre líderes e medíocres. Se você tiver a oportunidade de ler sobre os discursos de Churchill, certamente vai entender o porque ele reunia todas as características necessárias. Visão de futuro, confiança, certeza, clareza e eloquência não são habilidades que se compra num supermercado, se desenvolvem com as experiências boas e más que a vida nos oferece.

Determinação
“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”
Já falei que “motivar” não é o melhor caminho, isso passa depois de pouco tempo. O que vale é a confiança e a certeza que algo vai ser feito, que você vai fazer o seu melhor e que tem as habilidades necessárias para realizar o que precisa ser feito.

Acreditar é fundamental.

Nenhum comentário: