segunda-feira, 23 de março de 2009

Muito Além do Heavy Metal

Semana passada foi dia de show.

Iron Maiden em São Paulo, ingresso comprado com três meses de antecedência e uma expectativa danada para ouvir os bons e velhos clássicos novamente ao vivo.

E no meio do show, ao lado de uma multidão, entre tantos pensamentos, fiquei divagando sobre o quanto a música ajuda na formação cultural e na curiosidade das pessoas.

Meus pais acham que aquilo é só barulho, mas as letras abriram caminhos para um mundo que despertou a curiosidade e o fascínio pelos acontecimentos do mundo. É só ter a boa vontade de ir além da melodia e pesquisar um pouco sobre as canções.

Powerslave (antigo Egito), The Rime of Ancient Mariner (poesia Inglesa), Aces High (Segunda Guerra Mundial), Run To the Hills (colonização Americana), Hallowed Be Thy Name (Idade Média) e tantas outras, ao longo dos anos, ajudaram a despertar o interesse pela informação e a busca por novos conhecimentos.

Assim como uma música é capaz de despertar este interesse, qual o papel do profissional desejado em pleno Século XXI?

As empresas, ao contrário do que acontecia antigamente, buscam profissionais prontos, experientes e com sólidos conhecimentos em suas áreas de atuação. Antes a força de trabalho bruta era suficiente em muitos casos, hoje, além desta força, as empresas esperam profissionais com poder de argumentação, decisão e – principalmente – conhecimento. A junção de todos estes fatores é o que transforma, verdadeiramente, o colaborador num patrimônio que merece cuidados.

Ao chegar numa empresa, uma das primeiras coisas que se encontra é a Política de Missão e Visão da Empresa, devidamente emoldurada, gritando para quem se interessar sobre os princípios que norteiam aquele organismo. Infelizmente, a maioria dos colaboradores não sabe qual a Missão e a Visão de sua empresa. No fundo, perde uma oportunidade de ouro de trabalhar consoante à empresa, traduzindo seus esforços em ações estratégicas que beneficiariam ambas as partes.

Então para facilitar, vamos lá:

Missão: O que a empresa faz, para quem faz, para que faz, como faz e onde deve fazer.

Visão: Tradução da Ideologia da empresa (princípios e razão da existência) e planos para o futuro.

Alguns dos grandes autores da administração moderna (Drucker, Kotler, Tilles, Mayo, etc.) tem muitas pistas sobe estas duas palavrinhas.

E recorde-se que nem passamos do hall de entrada da empresa.

Agora é sua vez, aproveite a declaração de sua empresa e reflita sobre ela, talvez as coisas façam mais sentido para você.

E aumente o som... tem muita informação através das músicas.

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