segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Porque o Brasil Não Vai Ganhar a Copa

Infelizmente, quanto mais leio sobre os preparativos da Copa do Mundo aqui no Brasil, mais eu me convenço que o futebol é a última coisa na lista de prioridades para este evento.

Algumas coisas me incomodam:

  • A seleção, já faz um bom tempo, vem apresentando um futebol de baixa qualidade e o ranking da FIFA prova o quanto a qualidade vem caindo;
  • O técnico atual era apenas a terceira opção. Com as recusas do Felipão e do Muricy, sobrou o terceiro nome. Com todo respeito aos admiradores do Mano Menezes, mas para mim ele é exatamente isso: uma terceira opção apenas;
  • O novo “Dirigente de Seleções” é exatamente o ex-empregador de Mano Menezes, ou seja, a melhor pessoa que poderia dar suporte ao atual técnico;
  • Ricardo Teixeira dispensa comentários. É o “chefe” do Diretor de Seleções;
  • A cereja no bolo veio com o “convite” ao Ronaldo Fenômeno, para integrar o Comitê Organizador Local (COL). Ronaldo jogou no último time que o Diretor de Seleções presidiu e que, por coincidência, foi o último time também comandado por Mano Menezes.

Ao longo de tantos textos, a gente vem discutindo sobre Recrutamento e Seleções, Competências, Avaliação de Desempenho, Plano de Cargos e Salários, etc. mas, vendo tudo isso, não tem como ficar indiferente: o futebol não está sendo gerido por competência e sim por afinidades.

Como se não bastassem os problemas acima, alguns outros, de cunho estrutural também se apresentam:

  • Os aeroportos são motivos de piada nacional. Você já viu alguma grande melhoria real nos aeroportos?
  • A mobilidade urbana é outro dos grandes desafios. Imagine um turista internacional, chegando para assistir a Copa do Mundo, desembarcando em um dos nossos aeroportos. Como ele fará para se deslocar até o seu hotel? Qual a integração que existe entre os diferentes meios de locomoção? Alguma dúvida que ele vai ser extorquido por algum espertinho de plantão?
  • O Estatuto do Torcedor, que tanto se falou, foi jogado no lixo. Afinal de contas, bebidas alcoólicas representam uma grande fonte de receita dentro dos estádios.
  • Os estádios estão atrasados, basta consultar o noticiário sobre eles para ver como andam as obras destes lugares que sediarão os jogos.
  • Os custos projetados já sofreram aumentos. E cada aumento numa destas obras representa alguns milhões de reais que são estimados.
  • O tão falado trem bala, que ligaria Campinas – São Paulo – Rio de Janeiro, sequer conseguiu ter uma licitação ainda.

E se prepare: em 2013 vai ser uma sangria de liberação de verbas sem licitação, vai ser a verdadeira festa dos milhões.

E você ainda acredita no futebol ou na forma como ele está sendo administrado?
  

  

10 comentários:

luis eduardo disse...

nos brasileiros temos qq ser mais otimistas, essa copa tem td pra da certo e abrir varias portas para o nosso pais.

Anônimo disse...

Pior e aqui em Manaus estao construindo um elefante branco pra 4 jogos apenas. Jogando um monte de dinheiro no lixo.

siuox disse...

com certeza não vou ganhar nada com isso, muito menos a emoção de torcer por uma seleção que não e mais como era antigamente, moro no glorioso estado do piauí, gosto muito do meu estado mas acredito que não será beneficiado em nada infelizmente. o João Vedovello parece o filho do carlos alberto de nobrega, da praça e nossa.

USINA DO ROCK disse...

Se otimismo resolvesse problema o Brasil seria um país de primeiro mundo e não um antro de corrupção, toda eleição o "Otimismo" do brasileiro coloca um politico no poder achando que vai melhorar ou mudar tudo e viveremos no país das maravilhas e continua sempre a mesma merda, ao invés de viver de otimismo devemos viver de realismo e ver as coisas como elas realmente são, dar valor ao que realmente importante e parar com essa palhaçada que o país anda vivendo!!!!

Yuri disse...

Quanto ao fato do Ricardo Lixeira colocar membros aliados não podemos questionar, é assim que acontece em tudo, Presidência da República, Senado, Prefeitura Municipal, Empresa Privada, etc. O problema não é quem ele coloca lá, mas o fato DELE continuar lá. Enquanto essa sangue-suga não foi colocado pra fora, só corrupção no futebol brasileiro, a FIFA com meses aqui no país já percebeu ele não vale nada. Mas tem o apoio do dinheiro roubado por muitos anos, que copra os clubes e se mantem no poder. lol TEXTO LONGO!

Ricardo disse...

Eu ainda to esperando o trem bala...
Será que daqui a 52 anos, quando o Brasil sediar a 3ª copa do mundo no seu território, teremos ele funcionando?

Anônimo disse...

se vocês soubessem o quanto esta copa está movimentando a economia não falariam tanta besteira. Só quem está direta e indiretamente ligados sabem do que estou falando.

Anônimo disse...

Não concordo.O Brasil não ganhará a copa pois o time é uma escória.Há seleções muito melhores.Simplesmente são esses os motivos fundamentais.Ah,e a copa,ela só abrirá uma porta,a da corrupção e roubalheira.

Anônimo disse...

Olá

Esse link foi inserido no site ultrablogs.com.br
Parabéns pela postagem.
Quando quizer, poderá também inserir uma postagem no ultrablogs. Envio ilimitado de links.

Até mais!

Selma disse...

Não é questão de sermos ou não otimistas, o fato aqui citado, nada mais é do que a constatação da mais cruel realidade.
É uma pena vermos nosso país, com tanta tradição no futebol, passando por esta fase não muito "animadora"... e pior ainda, é ver toda esta politicagem nos bastidores... e um verdadeiro jogo de interesses.
Mas comobons brasileiros que somos brasileiros e não desistimos nunca... continuamos na torcida... pra frente, Brasil!!!! :)