domingo, 1 de abril de 2012

A Evolução do Currículo

Algumas pessoas já reclamaram publicamente comigo, outras ainda não tem uma opinião formada e muitas entendem o processo como legítimo.

Recentemente, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) reconheceu o direito de uma empresa de Aracaju que havia consultado o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) durante o processo de recrutamento e seleção, com o intuito de selecionar apenas os candidatos que não apresentassem problema junto ao SPC.

Em outras palavras, consultas a órgãos como SPC ou Serasa são válidos e a empresa não está cometendo nenhum crime de discriminação.

Qual a sua opinião a respeito?

Você é a favor? Então como uma pessoa consegue resgatar o seu crédito se não tem emprego para saldar suas dívidas?

Você é contra? Então seja sincero e me responda se entre dois candidatos com currículos e experiências semelhantes: um com a situação normal e outro com restrições de crédito, qual seria contratado para trabalhar na sua empresa?

A questão é extremamente complexa e merece uma ampla discussão pela sociedade. Há que se ter muito cuidado, para não classificar uma pessoa com restrições ao crédito como alguém não qualificado.

Se isso acontecer, estaremos criando mais um grupo de trabalhadores que não consegue uma recolocação decente, exatamente como acontece com os presidiários. Infelizmente, a sociedade não dá a ampla oportunidade de re-socialização para estes; não sejamos hipócritas.

Na mesma linha de consulta, muitas empresas selecionam os seus candidatos considerando, também, seus perfis nas redes sociais. Novamente, pode-se iniciar uma discussão entre ser correto ou não esta prática.

Mas você acredita mesmo que um empregador se sentiria confiante ou feliz ao consultar o perfil de um candidato e encontrar algumas frases como: “odeio segunda-feira” ou “fim de semana chegou, vamos beber!” ou mesmo “este emprego acaba comigo, preciso de férias urgentes”?

São reflexos da época que estamos vivenciando.

Com relação às finanças, prudência e controle nunca fizeram mal a ninguém; e agora podem ser um diferencial.

Com relação às redes sociais, a partir do momento em que escrevemos algo, tornamos aquilo público. Queremos privacidade? Sejamos privativos.

Até a próxima!

3 comentários:

Anônimo disse...

Devemos ter um grande cuidado quando publicarmos alguma coisa na internet, ela é acessada por milhões de pessoas e deixa um traço permanente.
O TST reconheceu o direito do empregador consultar o SPC/Serasa como procedimento na seleção de empregados. PORÉM, essa prática esta restrita a empresas de segurança. Reflita, se uma empresa tem como objeto de serviço o transporte seguro (destaque seguro) de grandes valores, por exemplo, (Vale dizer que cada caixa eletrônico é abastecido com uma média de 100 mil reais a cada abastecimento - multiplique, já que um carro forte segue uma rota e abastece diversos caixas)como efetuará esse transporte, de forma segura de verdade, se a pessoa responsável por esse valor deve 10 mil reais de um financiamento?Exemplo. Claro que tudo torna-se variável, já que pessoas, apesar de devedores, não subtrairiam qualquer valor desse transporte, mas fatos como esse são mais comuns do que se imagina, e foi com base nesses dados que o TST tomou tal decisão.

Resumindo: Permite-se, DE FORMA RESTRITA, com base na sua atividade fim, a consulta ao SPC/Serasa por empregadores.

Espero ter colaborado.

Anônimo disse...

Sabe o que é? O pessoal do RH passa a maior parte do tempo coçando o saco e quando se ocupam, criam regras idiotas como esta. Sem falar que eles, os profissionais de RH, deveriam ser desprovidos de preconceito e extremamente hábeis em conhecer pessoas. Coisas que a maioria não é. Analisam as pessoas por padrões estabelecidos ao invés de enxergar quem senta diante deles.

Valéria disse...

Em relação ao comentário acima, digo q desprovido de preconceitos, ninguém é. Mesmo com todo o esforço e auto policiamento q possamos fazer, lá no fundo temos aquele rançozinho de preconceito e crendice.
por mais q eu ache q usar rede social e perfil finaceiro como critério uma generalização, na prática, eu teria um certo receio em contratar pessoas devedoras e fanfarronas na internet.
E por mais injusto q isso soe, o pessoal do rh é aquele q a gente mais tem q impressionar na entrevista, pra causar uma boa primeira impressão.
experimente ir lá e dizer q o rh do seu último emprego só se coçava!
Voce é quem ficará se coçando enquanto lê os classificados! XD