quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Maldição das Sacolinhas Plásticas

Aquilo que a sociedade convencionou chamar de praticidade, a natureza tem chamado de incômodo.

Durante as últimas décadas, percebemos o quanto ficamos dependentes das famigeradas sacolinhas plásticas para tudo que fôssemos comprar... desde um simples jornal até a compra semanal do supermercado.

Entretanto, como tudo aquilo que se faz em excesso traz uma conseqüência, a humanidade viu-se contribuindo para o aumento do lixo doméstico e, pior, a degradação do solo, dos rios e dos ecossistemas com uma simples sacola feita a base de polietileno, pois as mesmas demoram uma eternidade para se decompor.

Lembro-me quando era criança e os supermercados ofereciam sacos de papel para acondicionarmos nossas compras e, com um pouco mais de cuidado, todo mundo conseguia fazer suas compras e a vida seguia seu curso normal...

Agora, várias instâncias têm discutido sobre a proibição do seu uso, algumas empresas já adotaram a não utilização das mesmas e tudo parecia caminhar para uma opção ecologicamente mais correta.

Parecia...

O que tem me causado estranheza é que alguns estabelecimentos, ao mesmo tempo que proíbem a utilização das sacolinhas e se mostram ecologicamente conscientes, oferecem aos seus consumidor a mesma sacolinha, cobrando R$ 0,19 a unidade.

O milheiro desta sacolinha custa, em média, R$ 130,00... ou seja, descobriram uma nova forma de ganhar dinheiro, fazer o consumidor se sentir culpado por seu lapso em não trazer uma sacola de pano ou qualquer outro contendor para colocar suas mercadorias.

Como diz a língua popular “não dão um ponto sem nó”.

É preciso parar com a hipocrisia, cortar radicalmente o uso das sacolinhas plásticas e, se realmente quiserem, oferecer os antigos sacos de papel como modelo alternativo para acondicionar suas compras.

A empresa que for esperta, vai descobrir aí uma oportunidade de marketing interessante, se diferenciar da concorrência e oferecer uma alternativa interessante à sociedade.

Em Maceió, fui a um supermercado que oferecia um desconto de R$ 0,10 para cada 15 itens que eram comprados e o consumidor não fizesse uso de sacolinhas plásticas, isso foi inteligente! Ao invés de “punir” o consumidor, estimulava um conceito de vantagem e, ao mesmo tempo, ajudava na conscientização.

Simples e prático.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

As grandes redes de supermercados no Brasil estão na mão de TRÊS empresas:
uma americana (Wal-Mart), uma européia (Carrefour) e uma brasileira (Pão de Açucar).
Na verdade o SUPERMERCADO não quer eliminar as sacolas para SALVAR o PLANETA, quer ganhar DINHEIRO
com a venda delas, ou seja, o que é “CUSTO” passa a ser “RECEITA”, e com isso dar mais lucro para seus donos.
Entendeu agora porque os outros produtos plásticos não sofrem o mesmo problema da sacola?
Embora feitos de plástico e acabem no lixão do mesmo jeito que a sacola, eles dão um bom lucro
quando vendidos.
Para “fazer a cabeça” do povão os supermercados atacam em 3 frentes:
Governo: Incentivar ($$$) prefeitos, vereadores, governadores e deputados para que criem leis e decretos proibindo as sacolas e também ameaçando os estabelecimentos com a cassação de alvarás e multas, tudo isso no sentido de desencorajar o uso das sacolas plásticas;
Mídia: você acha que TVs e jornais irão contra seus grandes anunciantes? Eles reportam escancaradamente através de “merchandising” em prol de uma ou outra grande rede e atacam
as sacolas culpando-as por todos os tipos de problemas: enchentes, poluição, sufocamentos, desperdícios, etc.;
Modismo Ecológico: aproveitando-se do momento VERDE, embute-se como “salvador do planeta” qualquer coisa que seja tida como ecologicamente correta, ainda que não seja verdade, e por outro lado, como vilão qualquer coisa que ouse ser de opinião contrária, que neste caso são as sacolas plásticas.
Note que o supermercado NÃO CONDENA da mesma maneira as embalagens plásticas de
bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, embalagens metálicas, latas, pilhas/baterias,
absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e etc., por causa do LUCRO que dão!!
Os supermercados estão usando o meio-ambiente como desculpa para LUCRAR mais e quem vai pagar a conta somos nós. Somente os idiotas não percebem isso!!

JT disse...

Creio que o ponto seja realente este: usar a ecologia como suporte para converter despesa em receita.

Parece que estamos falando de algo pequeno, na casa dos centavos para nós consumidores. Mas na verdade o mercado das sacolas biodegradáveis movimenta milhões de reais por ano.